Doutrina ou relacionamentos?

Doutrina e relacionamentos são duas coisas antagônicas para muitos. Alguns querem viver apenas relacionamentos e outros apenas doutrina. Existem aqueles também que até consideram que os dois não são inimigos, mas sempre estão colocando um bem a frente do outro. Outros ainda não querem saber de nenhum dos dois, mas vamos ao que interessa. Doutrina e relacionamentos não são inimigos! Isso fica muito claro na descrição da igreja primitiva, onde todos os cristãos perseveravam na doutrina, na comunhão, no partir do pão e nas orações (Atos 2:42). Eles cultivavam tanto a doutrina quanto o relacionamento saudável entre si. Existe um equilíbrio divino entre esses dois pontos e um depende do outro no plano de Deus.

Deus criou seres humanos relacionais, que se relacionam com o criador e com os demais seres humanos. Nosso natural é estarmos conectados com outras pessoas. Fomos criados para a comunhão, conversas, casamento, família, amizade e vários tipos de relacionamentos que satisfazem nosso ser. O amor de Deus flui para a humanidade para preencher esses relacionamentos e torná-los prazerosos. O amor também é importante! Amar a Deus e ao próximo são os dois grandes mandamentos dados por Jesus (Mateus 22:37-40). Relacionamentos em amor são fundamentais para o cristão, mas não são tudo. É aqui que os chamados emergentes costumam errar. Querem ser extremamente relacionais em desprezo da doutrina. Querem enxergar um Deus que é apenas amor em desprezo de seus outros atributos. Esquecem que o primeiro mandamento de Jesus é amar a Deus e não ao próximo. Amar a Deus significa amar, sua justiça, santidade, ira, zelo, graça, misericórdia, bondade e sua DOUTRINA.

Deus também criou a doutrina. A palavra é de Deus. Os mandamentos e costumes são de Deus. Toda a Doutrina que Jesus ensinou era de Deus (João 7:16). Não podemos desprezar a doutrina como muitos o fazem. Amar a Deus significa amarmos todo o seu ser, inclusive sua doutrina. Não estou desprezando os relacionamentos. Doutrina sem relacionamento é legalismo! Os fariseus faziam isso e foram fortemente repreendidos por Jesus. Ao mesmo tempo, relacionamentos sem doutrina é libertinagem. A igreja de corinto estava cheia de relacionamentos abomináveis diante de Deus, e Paulo através de suas cartas apresenta a doutrina de Deus para corrigir aqueles relacionamentos. Sou um defensor dos dois, doutrina e relacionamentos. Mas uma coisa é verdade, é a doutrina que me diz como os relacionamentos podem ser ou não para a glória de Deus. Procure manter o equilíbrio entres os dois, mas seus relacionamentos precisam ser regidos de acordo com a doutrina, nunca ao contrário. Nunca deixe que seus relacionamentos determinem sua doutrina. É papel da doutrina determinar seus relacionamentos. Leia Efésios 4!

Juntos, doutrina e relacionamentos são poderosos contra o inferno. Juntos, são eficazes na pregação do evangelho. São eficazes na busca de uma vida em santidade. Que possamos aprender com Jesus, que se relacionou com vários tipos de pessoas de acordo com a doutrina do Pai. Um Jesus que ensinou a doutrina aos homens e repreendeu aqueles que só queriam viver pela lei. Não despreze um ou outro. Não queira ser apenas relacional. Não foque só na doutrina, esquecendo as pessoas. Mas não esqueça, é a doutrina que regula seus relacionamentos, que os santifica e que os torna em glória para Deus. Seja um cristão forte e coerente na doutrina, colocando essa doutrina em prática nos relacionamentos. Esse é o melhor conselho que eu posso dar.

Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, fazendo isso, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem. (1 Timóteo 4:16)

Extraído do blog de Pedro Pamplona.

0 Responses to “Doutrina ou relacionamentos?”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Folow us!

Arquivos de posts

Calendário

março 2011
D S T Q Q S S
« fev   abr »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

Page do SPH


%d blogueiros gostam disto: