Você vai colocar a culpa em quem?

 

A Bíblia ensina que todos os cristãos não estão mais escravizados ou dominados pelo pecado, embora o pecado seja um tirano que sempre está tentando dominar mais um coração, mais uma pessoa; tentando ganhar mais uma guerra de um cristão desavisado ou despreparado. No entanto, é uma guerra perdida para o pecado, mesmo que ele ganhe algumas batalhas, algumas lutas. Por isso Paulo alerta: “Da mesma forma, considerem-se mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus. Portanto, não permitam que o pecado continue dominando os seus corpos mortais, fazendo que vocês obedeçam aos seus desejos”, Rm 6:12. O texto deixa mais do que claro que não estamos mais debaixo da escravidão do pecado, por isso podemos dizer não e não permitir que o pecado continue nos dominando. Mas o texto diz também que devemos ficar atentos, alertas, porque, uma hora ou outra, o pecado pode voltar e querer nos dominar e nos vencer por um tempo. E isso acontecerá algumas vezes, porque, embora não sejamos mais escravos do pecado, a nossa situação ainda é de pessoas com uma natureza corrompida e depravada ( 1 Jo 1:8-10). Não podemos ainda fugir ainda disso.
Mas isso não significa que pecamos porque não temos escolhas, porque se fosse assim sairíamos de uma escravidão para uma outra, a saber: do pecado para uma natureza pecaminosa. Mas a triste realidade é que peco porque amo pecar. Que peco porque amo mais aquele determinado pecado do que a glória de Cristo.
Isso é tanto ridículo como entristecedor. Não estamos mais debaixo do domínio do pecado ( Rm 6), nem somos tentados por algo que não podemos suportar, tampouco Deus nos deixa sozinhos nessa luta ( 1 Co 10:13), temos um Deus-homem que não somente pode mas quer nos ajudar ( Hb 4:14-16), um Espírito que habita em nós e está nos transformando cada dia mais na semelhança de Cristo ( 2Co 3:18) e outros cristãos que estão nos ajudando na caminhada ( todos os mandamentos recíprocos). Além do mais, um Deus soberano com a firme resolução que, não importa o que aconteça, ele nos tornará irreprensíveis ( Fp 1:6, 1 Co 1:8; 1 Ts 5:23,24).
Por que pecamos, então? A resposta a essa pergunta é parte ridícula de cada cristão. Pecamos porque escolhemos o pecado. E essa também a parte triste, entristecedora: escolhemos o pecado ao invés do nosso Deus.
Essa será uma luta constante. Uma luta com derrotas e vitórias. A única coisa que não podemos fazer é retroceder. Hebreus 10:39 diz: “Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que crêem e são salvos”.
Não pare de lutar, não retroceda, siga firme e forte, porque a luta não acabou, mas a guerra já foi vencida.
E ai, você vai culpar a quem?

0 Responses to “Você vai colocar a culpa em quem?”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Folow us!

Arquivos de posts

Calendário

abril 2011
D S T Q Q S S
« mar   maio »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

Page do SPH


%d blogueiros gostam disto: