Como dizer “Não”

Costumamos dizer “sim” a tudo o que nos pedem porque queremos agradá-los e tememos o que um “não” pode fazer à nossa carreira ou à nossa imagem de líder. Porém, freqüentemente isso faz com que as duas partes sofram. O líder sofre ao aceitar tarefas impossíveis de serem cumpridas no prazo e quem pediu sofre por não obter o que pediu. Veja algumas dicas para dizer “não” quando você tem de dizer “não”:

– Siga seu plano original. Se você tem uma série de compromissos, afazeres e ações estratégicas para aquele dia, permaneça no seu curso de ação original e explique isso para quem lhe pedir algo.

– Se a pessoa insistir, mantenha-se firme na sua resolução, explicando com outras palavras e oferecendo alternativas: “Você pode falar com fulano, ele também é muito bom nisso”, “Se você puder esperar até sexta que vem, lhe ajudarei com prazer”.

– Seja firme. Alguns profissionais procuram sair pela tangente: “Olha, meu horário está meio complicado, mas eu vou ver se consigo ir até a inauguração da filial do cliente”. Essa frase incerta cria falsas expectativas para todos. Quem a diz sabe que não vai, quem a ouve cria expectativas que serão frustradas. Ou diga: “Lógico, estarei lá” e vá, ou diga: “Desculpe, mas amanhã vai ser impossível. Que tal marcarmos de visitar essa filial semana que vem, na hora do almoço?”.

– Procure direcionar a sua carreira e imagem dentro da empresa como um líder muito, mas muito bom em dois ou três pontos. Isso diminuirá os pedidos de última hora que chegam até você. Um líder relativamente bom em tudo acaba se tornando o “quebra-galho” da empresa inteira.

– Faça seu interlocutor escolher. “Eu posso ajudar você com isso, mas vou ter de atrasar o projeto do cliente de Manaus por causa disso. Você acha que isso seria aceitável para a empresa?”.

– Se você estiver em dúvida se pode ajudar aquela pessoa ou não, lembre-se: você sempre pode dizer “não” agora e mudar para “sim” uma hora depois. O que não pode é dizer “sim” e mudar para “não”.

Agora, há casos em que você precisa aceitar aquele serviço extra. Nesses casos, você pode exigir uma contrapartida, como um auxílio em determinada área da sua equipe, ou exigir que o seu cronograma seja cumprido, e não o da outra pessoa. “Se você quiser minha ajuda nisso, não pode ser para amanhã. Eu posso executar o serviço bem, mas para segunda-feira”, ou “Tudo bem, se essa reunião demorar no máximo uma hora. Mais do que isso, eu não posso ficar”.

0 Responses to “Como dizer “Não””



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Folow us!

Arquivos de posts

Calendário

maio 2011
D S T Q Q S S
« abr   jun »
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
293031  

Page do SPH


%d blogueiros gostam disto: