O Reino de Deus

O Reino de Deus, na proclamação de Jesus (Mt 4:17), chega exigindo mudanças. O ser humano como indivíduo e como sociedade tem de mudar, adaptando-se ao Reino. O Reino de Deus é a nova realidade que invade a história.

O Reino de Deus, no sonho de Nabucodonosor (Dn 2:44,45), é a pedra que é lançada contra a estátua formada de ouro, prata, bronze, ferro e com pés de barro e ferro misturados. A pedra derruba a estátua, transforma-a em pó que o vento espalha, cresce, virando uma montanha, e alarga-se ocupando toda a terra.

A estátua compreende toda a história humana até a chegada do Reino de Deus. Nela está contida toda a tentativa humana para resolver seu próprio dilema sem levar em conta a vontade de Deus.

A raça humana faz, basicamente, três perguntas, e sobre elas edifica todo o sistema em que ora vivemos:

1- Quem somos? (de onde viemos, para onde vamos e por que somos estão contidos nessa questão). Para respondê-la inventamos inúmeras religiões e filosofias e continuamos convivendo com a depressão e o suicídio. O Reino responde-a dizendo: somos de Deus e para Ele devemos viver, o que só é possível por meio de Cristo, pela ação do Espírito Santo.

2- O que fazemos com a riqueza gerada no planeta? Para respondê-la temos tentado desde o escambo até a economia moderna. Contudo, continuamos com a fome e a miséria. O Reino responde-a com uma palavra: solidariedade – quem tiver duas túnicas divida com quem não tem, quem tiver comida faça o mesmo (Lc 3.11).

3- O que devemos fazer para vivermos juntos? Para respondê-la temos praticado desde o clã, a mais primitiva das sociedades, até as democracias mais aprimoradas, e continuamos a conviver com a violência e a guerra. O Reino responde-a com outra palavra: fraternidade – trate ao próximo como você gostaria de ser tratado.

O Reino de Deus é o novo sistema que vem para destruir o outro, tipificado pela estátua. Por isso o Reino exige adaptação. O Reino é o jeito divino de resolver o problema do homem.

Ed René Kivitz

0 Responses to “O Reino de Deus”



  1. Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




Folow us!

Arquivos de posts

Calendário

setembro 2011
D S T Q Q S S
« ago   out »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
252627282930  

Page do SPH


%d blogueiros gostam disto: